Frases y pensamientos : AS NOSSAS SOMBRAS |
|
---|---|
Como se muda com o tempo! Vejo idosas arrastando os pés, um pouco curvadas, sozinhas indo pelos passeios, alheadas do que as rodeia, lá vão talvez a uma frutaria, ou comprar pão.
Estática na janela do meu quarto, olho-as e penso: Já foram juventude, correram, dançaram e viveram com agilidade, criaram filhos, amaram, foram desejadas. E o que vejo dá-me tristeza, penando os erros seus e talvez de outros, vão em busca do que perderam. Independência, forças, em resumo A Vida! Em novas nunca pensamos como seremos mais tarde. Vivemos os momentos que se transformam em anos e ficamos trôpegas, indefesas, sombras de alguém que ainda respira, mas que nada mais tem. Deus, o fim da vida deveria ser diferente, nem me atrevo a imaginar como serei. Não posso. Nem quero. Guarda-chuva velho, sapatos gastos, aí vão em busca do que eram. Quanta recordação e saudade, sem direito a sentir um olhar de amor, de aprovação, só pena e talvez um comentário silencioso de alguém mais novo a reprovar o andarem nos passeios a tirar-lhe espaço. Desce o manto da neblina, escurece o dia, céu cinzento, chuva fria, envolvendo-as na solidão de nada poderem ter a não ser nostalgia e mágoa de não terem futuro. Uma tristeza invade-me, juntamente com a certeza que mais cedo ou mais tarde seremos assim. Na angustia de não poder parar o tempo, sinto que tenho que amar até á exaustão, beijar com amor, dar tudo e receber o que a vida de melhor contém, para mais tarde recordar e saber que aproveitei cada segundo. Esquecer o que criticam, somente amar e ouvir o meu coração. Os outros não importam, lá chegarão e nem uns sapatos gastos terão nem guarda-chuva. Molhados e frios nos passeios, talvez não possam andar. Não deixes que o céu escuro te acabrunhe, sê um raio de sol, resplandecente, ilumina quem te abraça e vive. Enquanto Deus te ampara e deixa que tenhas sentimentos aproveita. A tua sombra vai atrás de ti e apanhar-te- á. A esta hora, com as compras de certeza arrumadas, a sopa comida, devagar arrumam a cozinha e nada mais o dia lhes trará, pobres seres humanos que mesmo respirando e quem sabe com algumas ilusões, ficarão sentados numa cadeira incómoda a olhar pela janela, envolta na manta já gasta. O olhar para outras criaturas que se aventuram a sair e andar arrastando os pés pelos passeios. São coisas da vida que a vida tem. Porto,4 de Novembro de 2014 Carminha Nieves |
Poeta
|
Saludos y felicidades estimada Carminha Nieves : Buenas letras, interesantes descripciones de la vida, profundas ideas de sus agudas observaciones, un gusto es seguir leyendo sus obras. Reciba mis buenos deseos para su vida.
Dentro de mi hay música, un poco nostálgica e tierna.
Mi sentir se sobrepone al andar por andar entre los demás.
No tengo culpa. Soy así. Una sabia inculta. Me entiendes?
Un abrazo con amistad e que te tenga siempre presente en estas hojas.
Carminha Nieves
Muito bom. Faz as pessoas refletirem não só sobre a velhice, mas sobre a vida. Parabéns
Muito obrigada. Um abraço.
Carminha Nieves